A Viabilidade de Projetos Fotovoltaicos: LC 194
25 de outubro de 2022

A Rentabilidade do Aluguel de Usinas

No âmbito da Geração Distribuída, muitas são as possibilidades de se implementar Modelos de Negócio alternativos em relação à venda e instalação tradicional de sistemas fotovoltaicos.

Nos últimos anos vem crescendo no Brasil o Modelo de Aluguel de Usinas, para atender aqueles consumidores que não pretendem investir capital em geração solar própria.

Além disso, aqui na Solar Finance, temos notado uma alta demanda por este modelo de negócio, e muitos são os investidores que buscam implementar uma primeira usina, de pequeno porte (até 75 kW) e com ela entender o negócio e assim buscar escala para novas usinas fotovoltaicas.

Pautado nessa demanda, bem como na necessidade de esclarecer alguns pontos muito relevantes para este tipo de projeto, a Solar Finance construiu um cenário de viabilidade econômica demonstrando a rentabilidade de uma usina deste porte nas 39 principais distribuidoras de energia do país, para demonstrar ao mercado uma referência do quanto uma usina como esta rentabiliza o capital aportado por quem investiu ou deseja investir.

JÁ VIU NÚMEROS DESTE MODELO DE NEGÓCIO?

Veja abaixo o gráfico e a tabela representando de forma compilada os dados da rentabilidade do projeto se estivesse operando agora em 2022:

Os dados acima foram obtidos através de uma simulação de viabilidade econômica feita pela Solar Finance, simulando uma usina solar sendo instalada na respectiva região de cada distribuidora de energia demonstrada, utilizando-se dos seguintes critérios:

DADOS DA SIMULAÇÃO

  • Potência: 100 kWp / 75 kW;
  • Estrutura: Fixa de Solo;
  • Geração solar: utilizados parâmetros médios de mercado de Performance Ratio e Irradiação conforme dados do CRESESB, bem como considerada as perdas do sistema FV no 1º ano de operação da planta;
  • CAPEX da usina: R$ 4,50 / Wp instalado;
  • OPEX: 3,00% do CAPEX ao ano;
  • Base tarifária: Respectiva tarifa em baixa tensão comercial da distribuidora local;
  • Desconto simulado: 10%;
  • Simulado enquadramento na modalidade de Autoconsumo Remoto;
  • Enquadramento tributário simulado: Lucro Presumido;
  • Usina enquadrada em Micro GD, tendo como custo do fio o valor relativo à 100 kWh/mês (conexão trifásica);

As distribuidoras Light, Enel RJ e Energisa Borborema já tiveram seus respectivos aumentos tarifários ocorridos em 2022, e já constam nesta análise as tarifas atualizadas. As demais distribuidoras ainda estão à espera de seus aniversários de alteração tarifária e, portanto, tiveram os seus resultados pautados nas tarifas atuais (sem levar em conta nenhuma estimativa de aumento ou redução tarifária).

Veja a  seguir tabela mais detalhada, demonstrando inclusive uma expectativa de faturamento anual da usina e do seu respectivo lucro, se estivesse operando neste ano de 2022, dada as premissas utilizadas:

Tabela Faturamento Anual da Usina de Energia

RESULTADOS

Percebe-se que a rentabilidade dessa usina nas distribuidoras Light e Enel RJ se mostraram mais viáveis em relação às demais, isso se explica pelo recente aumento tarifário em cada uma dessas distribuidoras.

Light: +15%

Enel RJ: +17%

Este fato encarece o preço da tarifa e naturalmente aufere mais receita à operação. A Cemig não fica distante e aponta como 3ª colocada, fato que pode mudar dependendo do quanto vir de reajuste esse ano na distribuidora.

Foi utilizada como referência a Taxa SELIC atual (11,75% a.a.) para demonstrar em quais locais a usina remunera o capital aportado acima deste patamar ou não. Um detalhe importante é que, mesmo tendo dado um resultado desfavorável em alguma distribuidora hoje, isso não indica que o projeto deve ser descartado. Há estratégias que serão descritas abaixo e que, se bem detalhadas, serão a chave para o sucesso da sua usina sair do papel e gerar rentabilidade adequada para o seu investimento.

E COMO MELHORAR A RENTABILIDADE DO PROJETO?

Os dados da simulação feita foram pautados em médias de mercado de CAPEXOPEX, expectativa de geração de energia da planta etc. Para que você possa contar com um projeto ainda mais rentável, você deve se atentar para:

CAPEX

Termo do inglês que significa Capital Expenditure. Traduzindo, representa o valor total do investimento do projeto. Este valor deve ser o menor possível, observadas todas as necessidades do projeto, a fim de realizar um investimento enxuto e de maior custo x benefício.

Geração de Energia

Dispor de softwares de simulação adequados e contar com equipe especializada são algumas das estratégias que se deve buscar para melhorar a eficiência de geração da usina. Veja a seguir alguns tópicos relevantes para serem analisados:

  • Oversizing;
  • Uso de módulos de maior potência ou mesmo módulos bifaciais;
  • Uso do tracker (seguidor solar);
  • Uso de otimizadores de geração.

OBS: Deve-se analisar o custo-benefício de se investir em soluções que geram mais energia, mesmo que aumentando o CAPEX do projeto. Como o alvo é a rentabilidade, há fatores que se bem desenhados, fazem o projeto ter uma melhor rentabilidade. Neste caso deve sempre se realizar simulações de viabilidade do projeto para definir, no seu projeto, quais parâmetros causam este efeito benéfico e quais podem reduzir sua rentabilidade.

OPEX

Termo do inglês que significa Operational Expenditure. Traduzindo, representa o custo da usina após entrar em operação. Veja alguns itens do OPEX que precisam ser pensados com cuidado, para que sua usina seja eficiente em custo, mas que não deixe de contar com tudo que se faz necessário para o seu adequado funcionamento:

  • O&M (Operação e Manutenção);
  • Seguro Operacional;
  • Gestão dos Créditos da Usina;
  • Gestão Administrativa e Comercial;
  • Segurança, CFTV;
  • Arrendamento do Lote da Usina;
  • Custo do Fio da usina e entre outros.

Local da Usina

Instalar a usina sobre telhados reduz o CAPEX, pelo fato de se utilizar estruturas menos onerosas para a implantação. Além disso, se a usina instalada estiver alugada para o consumidor que se encontra no mesmo local, boa parte da energia será autoconsumida e não será totalmente injetada na rede, isso reduz o impacto dos impostos que não são compensados, como o ICMS na TUSD por exemplo, aumentando a economia do seu cliente e também o quanto se pode cobrar pelo aluguel da usina.

Modelo de Negócio

Há Estados onde a instalação de uma usina solar em Geração Compartilhada, por exemplo, não rentabiliza no mesmo patamar que projetos enquadrados em Autoconsumo Remoto. Isso se deve basicamente pelo fato de haver cobrança de ICMS na compensação dos créditos. Estados como MGRJ e ES possuem legislação específica que garantem tal isenção em qualquer modelo de negócio adotado, mas os demais Estados não possuem tal benefício.

Desconto ofertado

Analisar o desconto que será ofertado aos consumidores finais, para que a usina não perca receita a ponto de inviabilizar a operação. A média de mercado está entre 10% a 20% de desconto sobre o valor da tarifa. Deve-se tomar cuidado com este ponto, pois alugar uma usina é legalmente possível, mas tentar vender energia (direta ou disfarçadamente) é ilegal, portanto sempre busque advogados especializados para elaborar as minutas contratuais que serão utilizadas no seu projeto.

Financiamento

Ao invés de utilizar todo o capital próprio para realizar o investimento, você pode contar com financiamento que alavanque o seu projeto. Como isso funciona?

  • Quando utilizamos financiamentos que possuem juros e prazos adequados, você pode melhorar ainda mais a sua rentabilidade, pois não desprende todo o seu capital no projeto, e ainda conta com a própria geração de caixa da sua usina alugada para repagar a dívida e ainda obter lucro ao mesmo tempo.

Enquadramento tributário

Para elaborar o modelo de negócio, deve-se optar por uma modalidade tributária que mais faça sentido à atividade em questão. No exemplo simulado, o faturamento da usina teria um impacto tributário menor no Simples Nacional do que no Lucro Presumido, mas deixamos a análise conservadora, pois o Simples Nacional possui restrições que às vezes impedem alguns investidores interessados em implementar um negócio como este.

Ponto de Atenção

Essas são as premissas mais analisadas na hora de se implementar uma usina solar fotovoltaica, e alugá-la a consumidores finais. Vale ressaltar que as premissas e discursos utilizados neste material foram pautados nos dados levantados pela Solar Finance, e não representa garantia de rentabilidade perante algum investimento que venha ser feito.

Todo e qualquer projeto deve ser analisado por alguém especializado e com muito critério para possibilitar que seja feito um investimento com o maior êxito possível ao Investidor.



22 Comments

  1. Roosevelt disse:

    Boa noite, eu atualmente fiz uma mini que gera 75kwp , mas a empresa que eu tinha fechado decretou falência, qual ajuda profissional eu devo procurar para captar outro cliente?

    • Bom dia Roosevelt, obrigado pelo seu comentário. Você pode buscar empresas gestoras de crédito para captarem clientes para a sua usina, ou fechar contrato com outro consumidor final que te devolva a rentabilidade que almeja em seu investimento. Caso precisar de mais ajuda não hesite em nos contatar.

    • Ricardo disse:

      Boa noite.
      Onde fica sua usina, tenho interesse
      ricardo 21
      975556533

      • Solar Finance disse:

        Obrigado pelo seu comentário Ricardo. Nós não temos usina fotovoltaica, mas auxiliamos nossos clientes a desenhar a estratégia financeira de seus atuais e futuros investimentos em GD. Estamos à disposição para auxiliá-lo neste processo, entre em contato conosco: (11) 4570-0175

      • Fernando Desengrini disse:

        Boa noite equipe
        Com investimento de 5 milhões numa usina quanto posso ter de retorno mensal uma media no geral pago pela distribuidora pois meu progeto futuro e fornece para distribuidora
        Agradeço retorno amigos .

        • Solar Finance disse:

          Olá Fernando, a rentabilidade do mercado de Aluguel de Usinas pode variar entre 1% a.m. e 2% a.m., tudo vai depender das estratégias que adotar, e nisso estamos aqui para te orientar. Entre em contato e saiba mais !

  2. Gerferson Cleito Bejarano disse:

    Boa noite
    Gostaria de saber quanto eu gastaria para montar uma mini usina solor de 75 kw
    Estou na cidade de Bálsamo sp
    E gostaria de montar uma usina desta potência de 75 kw

    • Solar Finance disse:

      Olá Gerferson, muito obrigado pelo seu comentário e interesse em maiores informações. Uma usina de Micro GD 75 kW hoje possui um CAPEX médio da ordem de R$ 400 mil a R$ 500 mil. Esse valor varia conforme sua decisão em comprar localmente, importar etc. Caso precise de suporte para implementar uma usina desta e obter lucro nesta operação, não deixe de entrar em contato conosco. Entre em contato pelo whatsapp, será um prazer atendê-lo. Abraços.

  3. Matheus Ribeiro Bandeira disse:

    Boa tarde.
    E quanto a burocracia de abrir uma usina de até 75kwp para alugar?
    Após o projeto ser aprovado pela concessionária, qual a burocracia para transferir o excedente gerado para o cliente?

    • Solar Finance disse:

      Olá Matheus, obrigado pelo seu comentário. Você terá dois processos para cumprir, o primeiro e mais tradicional é o da instalação da usina, e em paralelo a este você precisará abrir o CNPJ para administrar a atividade de Aluguel da Usina, encontrar os clientes, fechar os contratos (quando for o caso abrir um Consórcio, Associação etc.) e por fim mudar a titularidade da usina para os clientes, assim eles receberão o excedente de energia gerado. Dúvidas conte com a nossa equipe.

  4. Matheus Ribeiro Bandeira disse:

    Boa noite
    E para abrir uma usina de 75kwp, qual a burocracia para passar os créditos para o cliente? Apenas o contrato de aluguel é suficiente par a troca de titularidade?

  5. Alexsandro Rodrigues da Silva disse:

    Bom dia!
    Os dados acima são simulados, alguém possui uma usina operando para que possamos avaliar o resultado real gerado pela usina? Sou do RS e estou avaliando a ideia de fazer uma usina de 75kwp.

    • Solar Finance disse:

      Olá Alexsandro, obrigado pelo seu comentário. Realmente, os dados são simulados, mas o que você precisa de fato é de um estudo de viabilidade dedicado para os dados do seu projeto e da sua região. Se você coletar dados de alguém com usina pronta terá um bom benchmarking, mas ainda precisará avaliar risco x retorno para o seu cenário em específico. Quaisquer dúvidas estamos à disposição, temos vários clientes com usinas prontas no RS para te apresentar, caso tenha interesse também. Um grande abraço.

  6. Moacir disse:

    Bom dia
    É possível instalar uma usina de 75KW em cima de Rocha plana de aproximadamente 2.000m2?

    • Solar Finance disse:

      Olá Moacir, grato pelo seu comentário. Meu caro, infelizmente não conseguimos tirar sua dúvida, por se tratar de um tema mais relacionado à parte de infraestrutura da usina. Sugerimos que contate algum Integrador de sua região para avaliar o local, antes de você tomar uma decisão. Precisando de suporte para montar sua estratégia ao montar a sua Usina para Investimento, conte conosco.

  7. Reinaldo Lima disse:

    Olá aqui e o Reinaldo. De quem é a responsabilidade de colocar o trafo para 75KW? e posso vender no mercado livre?

    • Solar Finance disse:

      Olá Reinaldo, grato pelo seu comentário. Você precisa ver no Orçamento de Conexão qual foi a petição por parte da distribuidora. Se você ainda não tem este documento em mãos, vai precisar dele para obter esta informação. No tocante à poder vender no Mercado Livre pode sim, só que geralmente usinas de 75 kW são mais utilizadas em Usinas de Investimento em Geração Distribuída. Caso precisar explicar melhor o seu caso, procure a nossa equipe, que teremos a solução mais viável ao seu caso.

      • Francisco disse:

        É possível uma empresa que constrói usinas de energia solar pagar aos seus investidores 5% ao mês?

        • Solar Finance disse:

          Olá Francisco, o investimento em usinas fotovoltaicas exige muito critério e um desenho refinado dos custos, tributos e projeção de receitas e lucro futuramente. E neste levantamento dificilmente, com os valores que temos atualmente, chega-se a uma rentabilidade como esta. O máximo que costuma chegar é 2% a.m. quando o projeto é muito bem estruturado.

          • Fernando Xavier disse:

            Olá, acabei de conseguir autorização junto a concessionária de energia (Cemig) em Minas Gerais para instalação da minha usina de 75kwp.
            Estou a procura de clientes para alugar a usina, geração estimada de 16.000 kwh/mês.
            Se puderem ajudar.

          • Solar Finance disse:

            Olá Fernando, excelente notícia. Nós temos como ajudá-lo na elaboração de material comercial e estratégias de captação de clientes na região da Cemig, para que possa assim buscar um ou mais clientes para sua usina. Caso esse seja seu objetivo, entre em contato conosco: (11) 4570-0175

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *