O Mercado Solar vai acabar? De novo?
30 de julho de 2024
O Impacto do Preço da Tarifa na Viabilidade das Usinas de Investimento
25 de outubro de 2024

Usinas Fotovoltaicas: Oportunidade de Investimento

O Mercado de Usinas Solares tem se tornado uma excelente escolha para quem deseja investir em Energia Renovável. Desde o seu início em 2012, este mercado tem crescido de forma exponencial, provando que ainda existe muito potencial de investimento para os próximos anos à frente.  

As Usinas Fotovoltaicas (ou Usinas Solares) são as mais populares entre as fontes de Geração Renováveis, principalmente pelo fácil acesso em implementar uma central de geração com esta tecnologia, que oferece grande praticidade e velocidade na instalação. Usinas de Minigeração (usinas acima de 75 kW) por exemplo, tendem a ficar prontas em até 6 meses, sendo este um dos fatores determinantes para a escolha desta tecnologia para desenvolvimento de Projetos em GD (Geração Distribuída).

Um dos principais modelos de negócio adotados para Projetos de Minigeração, são as Usinas de Investimento, também conhecidas como Aluguel de Usinas. Este modelo se caracteriza pela instalação de Usinas Remotas, cujo objetivo é enviar a energia gerada em forma de crédito aos consumidores que não têm capacidade financeira ou local para implantação de uma Usina Solar Própria.

Viabilidade Econômica de um Projeto Fotovoltaico de 1 MW

Para demonstrar o potencial de Rendimento de uma Usina de Investimento, preparamos uma Análise de Viabilidade Econômica dispondo de premissas atuais de mercado:

Distribuidora: Neoenergia DF;

UF: Distrito Federal

Potência: 1 MW / 1,33 MWp;

Geração Solar: Foram utilizados parâmetros médios de mercado aliados à Irradiação média do local para a obtenção de uma Geração mais assertiva possível;

CAPEX da Usina (Valor de Investimento): R$ 3.000 / kWp;

OPEX (Custos Mensais): 3,2% do valor do CAPEX / Ano;

Demanda de Geração (TUSD G): Usinas de Minigeração por serem consideradas de Média Tensão possuem este custo fixo mensal. Nesta análise foi inclusa no OPEX;

Reinvestimento em Inversores: 12º ano;

Consumidores: foi considerado que os créditos estão sendo enviados para Unidades Consumidoras tarifadas em Baixa Tensão;

Desconto dado ao Consumidor: 10% a 20%;

Modalidade da GD: Geração Compartilhada;

Enquadramento Tributário: Lucro Presumido (para a atividade de Aluguel).

Resultados:

Os resultados do primeiro ano estão detalhados na tabela Abaixo:

Considerando 25 anos de vida útil da Usina Fotovoltaica, obtivemos os seguintes indicadores:

Conforme demonstrado nos indicadores acima, nos primeiros 12 meses, foi possível obter uma renda de R$ 65,5 mil / mês, enquanto o Payback foi obtido no 4º ano de operação da Usina.

Comparação com Investimentos de Renda Fixa

Em comparação com alguns dos principais Investimento em Renda Fixa, a Usina de Investimento obteve o melhor resultado, provando que ainda faz sentido investir neste modelo de negócio.

Ponto de Atenção

Vale ressaltar, que estes resultados foram obtidos a partir de números médios de mercado simulados na Distribuidora Neoenergia DF, mas, naturalmente vão variar mediante o Local, Distribuidora, Tributação, formato de Gestão Comercial da Usina e demais Premissas (CAPEX, OPEX, Geração etc.) que cada projeto possui em particular. O nosso intuito ao mostrar esta simulação foi evidenciar o Potencial de Rentabilidade de uma Usina de Minigeração.

Está interessado em construir uma Usina de Investimento?

Conte conosco. Com mais de 2,5 GW em projetos Analisados, oferecemos todo nosso know-how para ajudar nossos clientes a desenvolver seus Investimentos Fotovoltaicos. Nosso principal objetivo é extrair ao máximo o potencial econômico dos Empreendimentos, assim, ajudando o investidor rentabilizar o máximo possível sobre o Capital Investido. Entre em contato conosco e faça o planejamento correto da sua Usina de Investimento com quem entende do assunto! 

Autor : Guilherme Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *