Investir em Energia Solar Vale a Pena? Quais Cuidados os Investidores Iniciantes Devem Tomar?
2 de abril de 2024
Usinas Fotovoltaicas: Oportunidade de Investimento
15 de outubro de 2024

O Mercado Solar vai acabar? De novo?

Muitos tem sido os desafios para quem trabalha no Mercado Solar Brasileiro ultimamente. Seja para os que instalam projetos em telhados até empreendedores que montam usinas em Geração Centralizada, muitos caminhos têm atrapalhado o crescimento sustentável deste setor em nosso país.

Por um lado, muitos projetos têm sido negados pelas distribuidoras de energia, que alegam Inversão de Fluxo em instalações de todo tipo de porte possível no país, por outro lado a ANEEL sendo pressionada pelo TCU a avaliar as Usinas de Investimento em todo território nacional, alegando sua ilegitimidade. Enfim, se você é entrante no mercado, ou tem pouco tempo ainda atuando nesta área, saiba você que o mercado solar já sofreu isso antes, e de formas bem mais graves, mas ainda o mercado permanece de pé, e tem crescido muito, tendo atingido até o presente momento 31 GW somente em instalações de Geração Distribuída.

Uma coisa é certa, e temos presenciado isso de perto, que muitos Modelos de Negócio existentes atualmente vivem uma transformação diária, e lidar com isso por vezes gera muito stress no empresário, que a todo instante precisa estar atento aos movimentos de mercado para não perder o timing e o termômetro certo dos negócios.

Atualmente um empresário do ramo solar não pode simplesmente se fechar a estudar conceitos técnicos de instalação de sistemas fotovoltaicos, e se esquecer de temas que rodeiam toda esta cadeia de mercado, tais como:

  • Legislação atual e projetos de lei em andamento;
  • Regulação atual e seus desafios;
  • Práticas incorretas das distribuidoras e como se posicionar;
  • Estudar mais a fundo como a sua empresa pode agregar mais valor ao cliente final.

Apesar disto parecer óbvio, a cada notícia que presenciamos na internet sobre algum tema (como o mais recente da Inversão de Fluxo trazido pela ANEEL) já causa pavor e medo e muitos começam a dizer que o mercado irá acabar e coisas do tipo. A saída para estes desafios é o conhecimento de causa e a busca incessante por conhecer e ter pessoas próximas com conhecimentos complementares que vão fazer sua empresa ir para um próximo nível.

Este ano mesmo, nós da Solar Finance, desenhamos um processo junto ao Canal Energês, para ministração de um Curso focado em Usinas de Investimento (https://energes.com.br/usina-investimento), onde adequamos inclusive a linguagem para um formato adequado à pessoas entrantes no mercado e à profissionais experientes com anos de atuação. Isso se deveu à uma necessidade que o mercado tinha e continua tendo, que demanda Integradores e pessoas mais bem preparadas para apresentar este tipo de negócio à potenciais investidores, falando a mesma língua deles.

E aqui vai uma pergunta: e se nós fôssemos engessados e não quiséssemos transmitir nossos conhecimentos, e tão pouco tivéssemos interesse em nos adaptarmos para atender a clientes com os mais variados tipos de conhecimento? Talvez o curso não tivesse sido o sucesso que foi, e nós não teríamos atingido os 150 alunos formados até o momento, com esta parceria.

E o mais incrível de tudo isto é ver que muitos deles já estão vendendo Usinas de Investimento Brasil afora, superando os desafios com a distribuidora, com inversão de fluxo, com falta de Gestoras de Energia no mercado, com o risco da comercialização de energia disfarçado no modelo de negócio, estão com uma cabeça mais preparada e aptos a avançarem muito mais de agora em diante, estruturando até as próprias usinas como temos tido ciência.

Estes alunos entenderam o conceito do negócio, aplicaram em suas vidas e hoje desfrutam dos resultados.

E você aí? Vai deixar as falácias novamente dizerem que o mercado vai acabar, ou vai mergulhar sua mente e pensamentos no que o mercado pode trazer de melhor a um cliente final, e buscar adequar sua empresa e sua estrutura para tal?

Essas são nossas palavras ao Mercado Solar, visto o que temos acompanhado nos últimos dias no setor.

Aproveite e deixe um comentário sobre a sua opinião acerca do que falamos neste texto, queremos te ouvir, um grande abraço da equipe Solar Finance.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *